30.12.06

nada aconteceu?

Época de balanços. Balanço dos balanços que vou lendo: 2006, o ano em que quase nada aconteceu.
Eu diria que, internamente, alguma coisa está a mudar:

* A progressiva aproximação das regalias do estatuto da Função Pública às dos normais cidadãos e da gestão dos organismos da Administração Pública à das empresas do sector privado, além de tendencialmente nos colocar a todos em pé de igualdade, está a contribuir para o fim de muitos dos 'quintais' que se formam nos pequenos jogos de poder internos e que tanto contribuem para o emperramento dos processos e a mão-de-obra excedentária.
(Enquanto utente da Unidade de Saúde de Matosinhos desde a sua criação, tenho oportunidade de constatar as melhorias na eficiência dos serviços - da última vez que recorri à consulta de urgência, demorei meia hora entre entrar no centro de saúde, fazer a inscrição e sair com a criança devidamente vista e medicada, sem necessidade de longas esperas em salas infestadas pelos vírus e bactérias dos outros doentes. Está bem, foi uma excepção, mas em média não se está lá mais do que uma hora.)


E que, lá por fora, se vão dando muitas voltas para que as coisas continuem cada vez mais iguais:

* Os impérios medem forças, manobram aliados, cavam trincheiras. Muita gente morre. Agudiza-se o fosso. O mundo parece ter-se assumido em universos separados, e não num esforço comum para viver em conjunto.

Sinais como as recentes polémicas e restrições quanto aos símbolos religiosos no Natal deviam ser tidos mais a sério (sobretudo quando, ao fim e ao cabo, são símbolos da semente, do nascimento, um dos ciclos naturais das coisas que as culturas humanas celebram desde sempre). Respeitar os outros passa por conviver com a diferença, entre diferenças, e isto é uma coisa que se aprende.
A ignorância é uma guerra em que ganham todos os impérios, e por isso uma das em que mais investem. E em que têm vencido uma batalha atrás da outra.

(Este blog, profundamente ateu, tem um particular fascínio por presépios. E daí?)

Postas estas pequenas reflexões,

UM FELIZ 2007!

2 comentários:

LRC disse...

Excelente texto sobre 2 assuntos actuais bem sérios e que merecem, também, uma reflexão de todos.
Desejo-lhe um Óptimo 2007 a todos os títulos e...cheio de bons escritos, que continuarão a ser lidos aqui em baixo. Um abraço.
LRC

JRP disse...

Bom ano 2007!