Em Setembro fui inscrever a filha numa das piscinas municipais do concelho. Ficou em lista de espera para quatro horários diferentes. Que contactariam quando houvesse vaga, disseram.
Ontem resolvi ir saber como andava a coisa. Aparentemente, tinha desparecido dos registos. Se puder aguardar vou falar com o coordenador, disse a menina. Voltou pouco depois. Afinal tinha visto mal, o nome dela constava, sim senhor, e a melhor posição, entre as várias classes, era a 10ª. Mas... havia «uma vaguinha» que eu podia querer aproveitar.
Achei-me um tanto ou quanto idiota por não ter passado por lá há mais tempo (quantas «vaguinhas» não terão passado à frente ...)
Há uns quatro anos, requeri uma licença de habitabilidade aos serviços municipais. Demoraria 15 dias, disseram.
Fui lá um mês e meio depois - não estava pronta. Que tinham dito 15 dias, reclamei. Que não mandavam nada para despacho antes do requerente «mostrar interesse», explicou a menina, e que ia dar seguimento ao processo. Passados dois dias recebi um aviso para ir levantar a dita licença.
Alguém será capaz de me explicar por que razão nos obrigam a bisar as visitas aos serviços públicos antes de nos despacharem as coisas? Por que razão os funcionários perdem o seu tempo a atender duas vezes a mesma pessoa? Por que razão nos obrigam a faltar duas vezes ao trabalho para tratar do mesmo assunto? Por que razões nos fartamos de trabalhar e os níveis de produtividade do país continuam sempre a mesma tristeza?
foto: António Vasconcelos
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Ontem resolvi ir saber como andava a coisa. Aparentemente, tinha desparecido dos registos. Se puder aguardar vou falar com o coordenador, disse a menina. Voltou pouco depois. Afinal tinha visto mal, o nome dela constava, sim senhor, e a melhor posição, entre as várias classes, era a 10ª. Mas... havia «uma vaguinha» que eu podia querer aproveitar.
Achei-me um tanto ou quanto idiota por não ter passado por lá há mais tempo (quantas «vaguinhas» não terão passado à frente ...)
Há uns quatro anos, requeri uma licença de habitabilidade aos serviços municipais. Demoraria 15 dias, disseram.
Fui lá um mês e meio depois - não estava pronta. Que tinham dito 15 dias, reclamei. Que não mandavam nada para despacho antes do requerente «mostrar interesse», explicou a menina, e que ia dar seguimento ao processo. Passados dois dias recebi um aviso para ir levantar a dita licença.
Alguém será capaz de me explicar por que razão nos obrigam a bisar as visitas aos serviços públicos antes de nos despacharem as coisas? Por que razão os funcionários perdem o seu tempo a atender duas vezes a mesma pessoa? Por que razão nos obrigam a faltar duas vezes ao trabalho para tratar do mesmo assunto? Por que razões nos fartamos de trabalhar e os níveis de produtividade do país continuam sempre a mesma tristeza?
foto: António Vasconcelos
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2 comentários:
Quando a filosofia do PRACE e do SIMPLEX forem entendidos por todos, o sistema muda radicalmente. Inscrições desse tipo e requerimentos/licenças dessas, com facilidade se fariam a partir de nossas casas via internet. Não seria preciso ir lá 1 vez, quanto mais 2.
Urge mudar as mentalidades.
Possivelmente, passaríamos a ter que «mostrar interesse» via internet, o que não deixaria de ser efectivamente mais cómodo e mais barato...
Continuo é sem conseguir entender a necessidade de esperarem por uma segunda visita para resolverem as coisas, sendo que a partir daí as coisas até se resolvem rapidamente.
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