22.1.08

wild years

a
No cimo da Rua de Júlio Dinis, em frente ao café Orfeuzinho, houve em tempos uma discoteca - termo que na altura não se aplicava às «boites», mas às lojas de discos - que se dedicava sobretudo ao jazz e à música clássica, a Clave. Corria o ano de 1980 quando lá dei de caras com o que ainda hoje é uma das pérolas da minha colecção discográfica: a gravação ao vivo da banda sonora do filme «Cha Cha», do holandês Herman Brood.
Este acabara de se tornar marido da cantora Nina Hagen, antiga estudante de canto lírico vinda da RDA, que assim conseguiu fixar-se definitiva e legalmente do lado de cá do muro. Por alturas desta rodagem, emparceiravam frequentemente com outro 'casal maravilha': Les Chappell e Lene Lovitch.

«Cha Cha - The Soundtrack» junta Herman e a sua banda, The Wild Romance, os três convidados e uma série de então novas bandas holandesas, das quais nunca mais ouvi falar, em registos que vão da new wave ao blues, do jazz ao punk.

Herman Brood é uma figura incontornável na cultura holandesa contemporânea, com uma vasta obra em que se aventurou também pela literatura e pelas belas-artes. Descobri há tempos que se suicidou voando do alto de um prédio, há alguns anos (provavelmente, mais um cuja cabeça voou primeiro e que se limitou a ir atrás). Les Chappell parece ter-se esfumado com o tempo. Quanto às senhoras, e uma vez desfeitas as respectivas parcerias, por muito que tentassem mas nunca mais fizeram nada de jeito.

Herman Brood & His Wild Romance com Lene Lovich, Les Chappell e Nina Hagen: juntos e ao vivo em «Never be clever» e «I love you (like I love myself)»:

«Eat it!»




a

1 comentário:

Dilma Mammana disse...

Maravilha, amigo!! Realmente, só pessoal de peso!! Cha Cha marcou época. Imperdível!
Parabéns por ajudar a disseminar o bom gosto!! ^^

Franz