6.11.09

um apelo

a
Apresento-vos a Cá:







A Cá é sobrinha da minha velha amiga Carmo. Tem quatro anos, foi-lhe detectada uma leucemia mieloblástica aguda e precisa de um transplante de medula.

Acontece que, entre os quase 14 milhões de dadores de medula óssea registados em todo o mundo, não se encontrou ninguém compatível.

A única hipótese da Cá é que se continue à procura. Que todos os dias, por toda a parte, haja gente disposta a dar uma pequena amostra de sangue. Que das análises a essas amostras, um dia, saia o resultado de que se precisa.

Aos que podem doar, essa amostra é, por ora, tudo o que se pede - a partir dela ficam inscritos numa base de dados mundial e serão chamados caso alguém precise. Aos que não podem, pede-se que percam 5 minutos e divulguem: a dádiva não dói, é preciosa, salva vidas.

A Cá é uma entre muitos. Podíamos ser nós, os nossos sobrinhos, os nossos filhos.




Condições para doar: ter entre 18 e 45 anos, mais de 50 kg e ser saudável.

Pontos de colheita e outras informações:

http://www.chnorte.min-saude.pt/ (zona norte);
http://www.histocentro.min-saude.pt/
(zona centro);
http://www.chsul.min-saude.pt/
(zona sul)

blog da Cá: Carmenzita


*acrescento, em 12.02.10:

A Carmen encontrou dador há alguns dias, nos EUA. Tem um longo caminho pela frente, mas esta era a condição para poder encetar a jornada.

As campanhas de angariação de voluntários organizadas em seu nome permitiram, entretanto, encontrar outras compatibilidades e outras vidas foram salvas.
a

2 comentários:

EDUCAR SEMPRE disse...

Não sei como posso fazer para ajudar daqui, porém me proponho a fazer o que estiver ao meu alcance para que essa análise de sangue possa ser feita, tenho sangue "O" negativo, sou doadora de sangue, ainda não me cadastrei como doadora de medula mas creio que isso não deve ser problema, e ficaria muito feliz se pudesse ajudar a esse Anjinho a ter uma qualidade de vida maior.

MCP disse...

Obrigada.
Contactos para doação de medula óssea no Brasil:
http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Cemo/Hemocentrosnosestados0409.pdf