13.5.08

drogas e adolescentes

a
- Porque é que as pessoas se drogam?
- Porque é bom.

A pergunta era da Judite de Sousa. A resposta, do João Goulão. Ninguém pode dizer que seja mentira. Aliás, se não fosse bom nem seria um problema.

Andamos nós uma vida a ensinar às criancinhas que a droga é merda, e vai daí elas crescem, e há um dia em que até experimentam e a coisa não se revela assim tão má... Eis o momento em que tudo o que alguma vez dissemos perde a credibilidade: fica demonstrado que pura e simplesmente não conhecemos aquilo de que estamos a falar (ou então que mentimos, o que é pior). Relativizar não rima com ser adolescente. Ouvir 'cotas' ignorantes também não.

Está meio mundo indignado com o IDT por expor a realidade como é, e não como gostávamos que fosse. Mas é essa a que os nossos filhos enfrentam.



Acrescento às 13h50:

«No futuro, as drogas serão uma escolha de cada um», entrevista de Goulão ao DN, há uns meses. O homem pode ser controverso, mas sabe do que fala. E não se trata sequer de estar ou não de acordo, apenas de ter esta perspectiva em conta. Porque vai ser mesmo assim, provavelmente.
a

Sem comentários: